Ações do Observatório Social de Caxias do Sul em 2016.

13 de março de 2017 14:38

O Observatório Social realizou suas primeiras ações no ano de 2016 em Caxias do Sul, além das capacitações dos voluntários e da divulgação do Observatório em eventos, implantou a análise de editais, criou o grupo de educação fiscal e em parceria com SEBRAE, realizou um curso de capacitação para participar de licitações. Estas atividades foram realizadas através do empenho do Presidente Ronaldo Tomazzoni, de sua executiva diretiva e conselho fiscal. Juntamente com os cerca de 50 voluntários e o apoio fundamental de seus mantenedores e apoiadores.

No ano passado foram analisados editais da Prefeiturayeezy shoes under 1000 cowboys jersey nike jordan sale banchero orlando jersey air max 95 sale real madrid jersey fsu football jersey custom sublimated hockey jerseys custom nfl jersey cruz azul jersey 2023 adut toys custom triathlon jersey penn state jersey nike jordan sale air max goaterra 2.0 de Caxias do Sul, de modalidade pregão presencial e concorrência. As análises técnicas foram realizadas com alguns voluntários, assim como a participação de certames. Estes estudos serviram para a capacitação do OS Caxias do Sul no acompanhamento dos gastos públicos, sendo este uma das principais funções do Observatório Social. Em 2017 será ampliado o número de análises de editais, que também terá como objetivo acompanhar todas as etapas da licitação, desde o processo, o edital, o certame, a entrega dos produtos ou serviços e os seus pagamentos.

Já o grupo de educação fiscal realizou o curso Disseminadores da Educação Fiscal pela ESAF (Escola Superior da Administração Fazendária), do Ministério da Fazenda. Cada voluntário que participou do curso fez um projeto sobre o assunto para colocar em prática. Um dos projetos realizados foi a reunião almoço de integração do Observatório Social, ocorrido na sede de um dos mantenedores, a Microempa, no dia 11 de novembro.

A oficina de como participar de licitações é, também, uma das atividades de destaque do Observatório Social de Caxias do Sul realizada em 2016. A turma de 13 pessoas teve instruções com um consultor em gestão pública nas dependências do SEBRAE, parceiro deste evento. O objetivo da oficina é incentivar para que mais empresas se preparem para participar de licitações, tendo como resultado uma oferta de preços mais baixos e maior variedade de produtos para a compra pública.

Saiba Mais: O Observatório Social do Brasil é a central da rede dos Observatórios Sociais, ele assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo suporte técnico aos observatórios.

A rede Observatório Social está presente em mais de 105 cidades, em 19 estados brasileiros, tendo como sua principal missão contribuir para a melhoria da gestão pública. Através de voluntários apartidários, a entidade atua no monitoramento das compras públicas, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, a educação fiscal, a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios e a construção de indicadores de gestão pública são atividades desenvolvidas nos observatórios sociais.

O Os de Caxias do Sul está localizado junto ao Sindilojas Caxias (Rua Alfredo Chaves, 820, 3º andar) e está cadastrando voluntários. Interessados podem fazer contato pelo e-mail caxiasdosul@osbrasil.org.br ou através dos telefones: (54) 3536 6184 / 9 9122 7360.

Mantenedores: CDL, Sindilojas, Simplás, Microempa, Fitemasul, CIC, SESCON, UCS, Sinduscon, Sindercol, Sirecom, SIMECS, Lojas Maçônicas, Raiz Contabilidade e Meta Contabilidade.

Apoiadores: SEBRAE, INOVA RH, OAB Subseção Caxias do Sul, TCE RS, Parceiros Voluntários, CRCRS, ASSIMOB e ECOSERRA.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Caxias do Sul

Rua Alfredo Chaves, 820 – 3º andar – Centro Caxias do Sul – RS | CEP: 95020-460


CEP:
Telefone:
E-mail: