Ações do Observatório Social de Caxias do Sul em 2016.

Publicado para | Destaque em 13 de março de 2017 14:38

O Observatório Social realizou suas primeiras ações no ano de 2016 em Caxias do Sul, além das capacitações dos voluntários e da divulgação do Observatório em eventos, implantou a análise de editais, criou o grupo de educação fiscal e em parceria com SEBRAE, realizou um curso de capacitação para participar de licitações. Estas atividades foram realizadas através do empenho do Presidente Ronaldo Tomazzoni, de sua executiva diretiva e conselho fiscal. Juntamente com os cerca de 50 voluntários e o apoio fundamental de seus mantenedores e apoiadores.

No ano passado foram analisados editais da Prefeitura de Caxias do Sul, de modalidade pregão presencial e concorrência. As análises técnicas foram realizadas com alguns voluntários, assim como a participação de certames. Estes estudos serviram para a capacitação do OS Caxias do Sul no acompanhamento dos gastos públicos, sendo este uma das principais funções do Observatório Social. Em 2017 será ampliado o número de análises de editais, que também terá como objetivo acompanhar todas as etapas da licitação, desde o processo, o edital, o certame, a entrega dos produtos ou serviços e os seus pagamentos.

Já o grupo de educação fiscal realizou o curso Disseminadores da Educação Fiscal pela ESAF (Escola Superior da Administração Fazendária), do Ministério da Fazenda. Cada voluntário que participou do curso fez um projeto sobre o assunto para colocar em prática. Um dos projetos realizados foi a reunião almoço de integração do Observatório Social, ocorrido na sede de um dos mantenedores, a Microempa, no dia 11 de novembro.

A oficina de como participar de licitações é, também, uma das atividades de destaque do Observatório Social de Caxias do Sul realizada em 2016. A turma de 13 pessoas teve instruções com um consultor em gestão pública nas dependências do SEBRAE, parceiro deste evento. O objetivo da oficina é incentivar para que mais empresas se preparem para participar de licitações, tendo como resultado uma oferta de preços mais baixos e maior variedade de produtos para a compra pública.

Saiba Mais: O Observatório Social do Brasil é a central da rede dos Observatórios Sociais, ele assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo suporte técnico aos observatórios.

A rede Observatório Social está presente em mais de 105 cidades, em 19 estados brasileiros, tendo como sua principal missão contribuir para a melhoria da gestão pública. Através de voluntários apartidários, a entidade atua no monitoramento das compras públicas, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, a educação fiscal, a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios e a construção de indicadores de gestão pública são atividades desenvolvidas nos observatórios sociais.

O Os de Caxias do Sul está localizado junto ao Sindilojas Caxias (Rua Alfredo Chaves, 820, 3º andar) e está cadastrando voluntários. Interessados podem fazer contato pelo e-mail caxiasdosul@osbrasil.org.br ou através dos telefones: (54) 3536 6184 / 9 9122 7360.

Mantenedores: CDL, Sindilojas, Simplás, Microempa, Fitemasul, CIC, SESCON, UCS, Sinduscon, Sindercol, Sirecom, SIMECS, Lojas Maçônicas, Raiz Contabilidade e Meta Contabilidade.

Apoiadores: SEBRAE, INOVA RH, OAB Subseção Caxias do Sul, TCE RS, Parceiros Voluntários, CRCRS, ASSIMOB e ECOSERRA.

ObservatórioSocial de Caxias do Sul

Rua Alfredo Chaves, 820 – 3º andar – Centro Caxias do Sul – RS | CEP: 95.020-460